Innovation World Cup

2011 Bluetooth Innovation World Cup Dominada Por Consumer Health & Wellness

O Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) anunciou os finalistas da Innovation World Cup, o seu concurso anual para os programadores que desenvolvem novos produtos usando a tecnologia Bluetooth. Das 330 inscrições foi selecionado um grupo de 9 finalistas – dos quais 5 são de produtos relacionados com Health & Fitness.

Innovation World Cup

O Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) anunciou os finalistas da Innovation World Cup, o seu concurso anual para os programadores que desenvolvem novos produtos usando a tecnologia Bluetooth. Das 330 inscrições foi selecionado um grupo de 9 finalistas – dos quais 5 são de produtos relacionados com Health & Fitness.

Aqui vão as que achamos mais interessantes:

CoreMD

Innovation World Cup 2011Foi desenvolvida por programadores na Pancreum, sendo uma infraestrutura de comunicação wireless para dispositivos médicos que têm de ser usados regularmente pelos pacientes. Estes dispositivos vão medir sinais vitais (ECG, temperatura, pressão sanguínea, etc) e transmitir os dados ao paciente e potencialmente injetar subcutaneamente substâncias médicas (insulina, etc). A bateria deste dispositivo de base usa baterias de relógio normais e pode ser recarregado via uma ligação USB.

CapTrack

Innovation World Cup 2011Apesar de muito parecido com o já existente GlowCaps da Vitality este sistema visa aumentar a adesão dos pacientes á toma eficaz dos seus medicamentos – hoje em dia considerada uma área de enorme potencial económico quer para empresas quer para o estado ou sistemas de saúde privados.

As “Connected Caps”  de Daniel Corkum, Rosanna Myers, and Maura Tresch são especialmente concebidas para o mercado americano (para aqueles frasquinhos amarelos de medicamentos de qualquer filme baseado nos USA) pois adaptam-se ás embalagens fornecidas com as prescrições médicas em qualquer farmácia.

Depois… apitam, usam luzes assim como mandam mensagens para smartphones com Bluetooth (claro) e enviam e-mails para avisar da hora da toma do comprimido (ex: 1 hora antes para aquele azul…).

Mas não é só pirotecnia electrónica: a CapTrack disponibiliza um serviço na Web que executa relatórios de progresso na toma da medicação para enviar aos próprios pacientes, médicos e até familiares que devam acompanhar esta ação – e depois aquela mensagem para a farmácia mais próxima para mandar reservar mais uma embalagem em caso de doenças crónicas ou se entretanto aconselhada pelo médico.

Monbaby

Innovation World Cup 2011Talvez por ser Natal – ou já ter sido Pai – encontrei interessante esta pulseira para recém-nascidos desenvolvida na start-up Rentech, e que tem integrada vários sensores para medir os seus sinais vitais e enviar essa informação para diversos recipientes. Tem como especial aplicação ajudar a prevenir o Sudden Infant Death Syndrome (SIDS) (algo ainda de causa desconhecida que todos nós pais ouvimos falar…)

Para quem gosta de pulseiras pode usar uma correspondente que recebe os dados monitorizados pela pulseira do seu bebé! Claro que liga ao seu smartphone ou outros aparelhos “Bluetooth enabled” e pode enviar sinais de aviso em alterações de sinais vitais definidas como potencialmente graves (subida de temperatura, etc).

Headphones SoundfMotion

Innovation World Cup 2011Desenvolvida por Vlad Savchenko da SoundfMotion, estes novos headphones ampliam a funcionalidade de headphones Bluetooth para desporto pois medem também o batimento cardíaco e imediatamente enviam o som num volume não só audível como táctil (vibração) para o utilizador. O facto de ser um dispositivo Bluetooth dual-mode permite aos headphones funcionarem como um monitor de ritmo cardíaco em BLE – Bluetooth Low Energy ou como um complemento do sistema áudio em  modo Bluetooth clássico!

Vencedor de 2010

Innovation World Cup 2011Já em 2010 o vencedor foi mais um equipamento… HealthTech projetado pelo Pervasive Computing Group do Imperial College de Londres. Este sensor anatomicamente desenhado para ser colocado na orelha de qualquer paciente (como um aparelho auditivo)  mede a postura do corpo, o seu balanço, o nível de atividade e o ritmo cardíaco, transmitindo esta informação para um computador, cellphone ou outro equipamento Bluetooth de onde estes dados são enviados para os profissionais de saúde que vigiam esse paciente.

O projeto e equipe vencedor do 2011 Innovator of the Year recebe um prémio de $ 5.000 USD em cash, um voucher para o Bluetooth Qualification Program (QDID) no valor de $ 5 – 10.000 USD assim como um Bluetooth protocol analyzer da Ellisys.

Os 9 finalistas vão apresentar as suas ideias e protótipos em 3 das maiores feiras mundiais de tecnologia: Consumer Electronics Show em Las Vegas, USA (Janeiro 2012), MEDICA em Dusseldorf, Alemanha (Novembro 2011),e a ISPO em Munich, Alemanha (Janeiro 2012).

Os critérios para eleição são:

Inovação:

  • – Nível de inovação (ideia totalmente original vs melhoramento de soluções já existentes ou transferência para um novo campo de aplicação)
  • – Combinação inovadora de diferentes tecnologias via BLE – Bluetooth low energy

Implementação:

  • – Capacidade de implementação da ideia
  • – exploração de capacidades únicas da tecnologia BLE – Bluetooth low energy
  • – Potenciais conflitos de patente/legais
  • – Time-to-market potencial
  • – Nível de investimento requerido

Marketability

  • – Potencial comercial (ex: mercado alvo, preço de retalho)
  • – Projeção da procura pelo consumidor final
  • – único no mercado
Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *