Mesmo que Twitter não tenha a mesma popularidade em Portugal que tem noutros países, uma coisa é certa, os opinion leaders estão todos presentes e são bastante vocais.
O que imagina que poderá acontecer se um dia, alguém como o Paulo Querido, com 43,211 seguidores, tiver uma experiência menos agradável com a sua marca e decidir partilha-la com a sua comunidade?
Quanto mais rápido for a sua reação, e assumindo que é a mais correto, menor danos poderá o mesmo causar. Com um pouco de sorte, até poderá jogar a seu favor, mas para isso tem que saber o que se passa online, neste caso no Twitter.
É fundamental estar preparado para responder rapidamente e de uma forma eficaz. Muitos não percebem ainda o que é Twitter, a sua relevância, ou como o utilizar para elevar a sua marca.
Mesmo que não queira, ou não posso, interagir no mundo de social media, a monitorização é fundamental e ao contrario de estar ou não em redes sociais, não deveria ser opcional. A monitorização permite-lhe verificar o que a comunidade está a dizer de si, dos seu produto, dos seus concorrentes, da sua industria e de qualquer outro factor que poderá influenciar a sua marca.
Ao monitorizar, pode com tempo ir alterando a sua mensagem, tom e voz até perceber como manter os valores da sua marca enquanto comunicando de forma transparente e humana.
As decisões tomadas muitas vezes poderiam ser diferentes se tivesse ao seu alcance mais informação, de melhor qualidade e em tempo real. Mas ao contrário do que alguns dizem, não tem estar no Twitter para saber o que se passa. Mas ao estar, mesmo que seja de forma passiva, estará sempre apta a responder, através do mesmo meio.
Ficam aqui algumas ferramentas gratuitas para que possa iniciar o processo de monitorização, com uma breve explicação. Seja como for, recomenda-se sempre que passe algum tempo a experimentar cada uma para perceber melhor qual a melhor estratégia e ferramentas para si.
- Kurrently: permite monitorizar conversas em tempo real através de keywords (palavra chave) mas não tem um mecanismo para reportar resultados, mas é útil para monitorizar questões de reputação – funciona com Facebook também;
- Twilert: permite monitorizar em tempo real a sua marca, empresa, produto, serviço ou industria através de keywords (palavra chave). Pode se registar através da sua conta no Google ou Twitter para receber emails diários;
- Monitter: permite monitorizar uma série de keywords no Twitter, mas pode de igual forma focar em algo mais particular ou até especificar zonas geográficas. Monitter mostra os resultados em tempo real.
- Twiiter Search: permite pesquisar no Twitter, comentários sobre a sua marca, produto, serviço ou keyword, e não necessita de ter uma conta no Twitter.
- Twendz: é semelhante ao Twitter Search mas também lhe fornece informação sobre conversas em torno de temas e adiciona o sentimento dos utilizadores.
Para as empresas onde existe uma enorme resistência para iniciarem-se em social media, a monitorização pode ser um importante passo para convencer internamente a importância de por menos entrar pouco a pouco, ganhando a confiança interna.
Leave a Reply