Sochi Hackers

Sochi 2014: Não Esperem Qualquer Privacidade

Para quem vai assistir ou participar nos jogos olímpicos na Rússia, Sochi 2014 – não será se, mas quando, o(s) seu(s) dispositivo(s) serão comprometidos. Ninguém deverá ter qualquer expectativa de privacidade.

Na minha primeira e ultima visita a DefCon, a maior conferência de hackers em Las Vegas, segui o conselho que me tinham dado – não ligar wireless de qualquer dispositivo. Fui mais longe, nunca liguei o meu smartphone e deixei o meu Mac no hotel desligado. É que um dos desafios para quem lá está é entrar nos dispositivos dos “virgens“, ou menos atentes, e projetar toda a informação privada para todos verem, e gozarem. Afinal é uma conferencia de hackers para hackers.

Agora chega um outro conselho – para quem vai assistir ou participar nos jogos olímpicos na Rússia, Sochi 2014 – não será se, mas quando, o(s) seu(s) dispositivo(s) serão comprometidos. Na realidade este aviso é válido para qualquer pessoa que visite a Rússia, mas na era da partilha, este evento tornou-se um alvo perfeito para todos os hackers Russos.

US State Department é mais direto – ninguém deverá ter qualquer expectativa de privacidade ao sair do avião na Rússia, incluindo nos hotéis.

A NBC News enviou um jornalista para testarem a vulnerabilidade dos dispositivos. Num café, antes de terem recebido o café, já o seu smartphone tinha sido comprometido. Normalmente, os hackers necessitam de descarregar malware para o dispositivo para ter acesso a toda a informação. Mas como verificaram, o smartphone começou a descarregar algo sem qualquer instrução do utilizador. Foi.

Depois seguiram dois computadores ligados ao WI-FI do hotel no quarto – um PC e um Mac. Ambos foram atacados em pouco tempo – 24 horas. Todo o equipamento era novo.

Sochi Hackers

Na realidade existem formas de precaver e de manter os dispositivos relativamente seguros, assumindo que os utilizadores têm conhecimentos para o fazer e têm o devido cuidado quando navegam e ligam-se para lerem emails ou para verificarem as suas contas online.  A maioria não sabe, nem vai se aperceber, transmitindo dados para servidores Russos muito depois de saírem da Rússia.

Na realidade, o melhor conselho é mesmo não ligar ou utilizar o equipamento. Provavelmente uma excelente oportunidade de gozar a beleza dos jogos olímpicos sem distrações desnecessárias. Isto se não tiver num hotel de 5 estrelas onde o esgoto sai pelas torneiras, empregados entram nos quartos sem aviso para terminarem algumas instalações, faltam lâmpadas, etc.

Normal se tivermos em conta que só gastaram $ 15 mil milhões de USD nestes jogos, os mais caros de sempre.

Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *