Facebook Partilha

Utilização De APIs De Terceiros Diminui Interação No Facebook (estudo)

Já devíamos saber que quanto mais automatizamos mais somos penalizados. Mas para aqueles que ainda não sabem, fica aqui um estudo

Facebook Partilha

Já devíamos saber que quanto mais automatizamos mais somos penalizados. Mas para aqueles que ainda não sabem, fica aqui um estudo que demonstra o resultado da utilização de ferramentas desenvolvidas para podermos publicar em múltiplas plataformas sem as visitar.

Applum publicou no seu blog um post referente ao estudo que a Edgerank Checker efetuou, demonstrando que auto-posting (publicação automatizada de conteúdo) no Facebook utilizando APIs de terceiros diminui o nível de interação com a audiência na maior rede social do mundo.

Applum comparou 10 diferentes APIs disponíveis para este efeito e verificaram que a sua utilização diminuía o numero de likes e comentários numa média de 80%.

Facebook Interação e APIs

Social RSS foi de todos o que revelou o pior resultado, com um decréscimo de 94%, mas incluído na lista está Hootsuite, TweetDeck e Twitter – isto num estudo de mais de um milhão de actualizações e mais de 50,000 páginas.

As suas conclusões:

  1. Facebook agrupa múltiplos artigos/posts de cada API deixando o seu pelo meio. Mas o mesmo não é certo para todos dado a existência de uma lista secreta – Facebook White List – que não agrupa certos APIs de alguns dos seus preferidos “parceiros”.
  2. Facebook penaliza APIs no seu algoritmo dando preferência a conteúdo produzido, publicado e partilhado na própria rede – fotografias, vídeo e links.
  3. Facebook baixa o nível de importância de conteúdo que não está preparado e optimizado para a sua própria rede. Isto resulta de quem publica o exato mesmo conteúdo no Facebook, LinkedIn, Blogger e Twitter.

Se por um lado não devemos ignorar ou parar de utilizar estas ferramentas, podemos é tomar consciência da falta de impacto que as mesmas possam ter e não nos restringir unicamente a elas. Enquanto Facebook está a testar novas formas de filtrar conteúdo para que o mesmo se torne mais relevante, os que publicam devem de igual forma irem testando algumas das ferramentas que Facebook disponibiliza tais como as listas.

Write first comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.